Dúvidas frequentes

Tudo o que você precisa saber bem aqui!

A primeira coisa que você precisa saber é: viajar para Orlando de férias é COMPLETAMENTE diferente de trabalhar para as férias das outras pessoas. Você tem disposição e desejo de servir? Voê consegue lidar com expectativas e bagagens pessoais das mais diversas? Você se sai bem diante de imprevistos e sabe ser flexível? Principalmente, você está ciente de que vai precisar estar em constante aprendizado? Se você entende a diferença entre viajar e servir ao viajante, esse já é um ótimo começo.

Poxa, são tantas! Você pode trabalhar como agente de viagens, como guia de Orlando levando pessoas daqui pra lá, como guia virtual auxiliando viajantes remotamente, você pode produzir conteúdo para mídias sociais e blogs e vender o seu conhecimento em forma de produtos digitais, você pode criar e vender produtos físicos dentro dos temas de Orlando, você pode até trabalhar para empresas de viagem fazendo outras coisas!

Existem inúmeras possibilidades, e posso te ajudar através do meu programa de mentoria. Além disso, tenho uma aula gratuita completíssima sobre esse tema bem aqui.

Sim, mas é um pouquinho mais complexo do que apenas ir e ficar, e jamais te recomendaria se aventurar sem buscar informações e assessoria adequadas. Sugiro que busque empresas especializadas em imigração e pergunte sobre as possibilidades para a sua realidade.

Caso você esteja cursando uma universidade, existem os programas de intercâmbio com contratos temporários em empresas como a Disney, por exemplo.

Para saber mais sobre esses programas, clique aqui e confira os posts do blog.

Se você pretende abrir sua agência de viagens: você vai precisar de um CNPJ de agenciamento de viagens, podendo atuar como MEI (respeitando as regras e limites de faturamento) ou como empresa na modalidade que fizer sentido para o seu caso – o que muda é que, como MEI, basta o seu certificado do CNPJ, já ao abrir empresa, você terá o seu contrato social. Esses documentos deverão ser apresentados em cadastros junto a fornecedores.

Além do CNPJ, você também vai precisar do seu certificado Cadastur, que é o cadastro junto ao Ministério do Turismo. Esses são os documentos básicos para começar, e com eles você pode atuar em casa como agente de viagens home-office ou em sua agência com loja física – lembrando que ter uma loja física demanda outros documentos relacionados à estrutura, a depender do local escolhido para o seu negócio.

Se você pretende atuar como guia de turismo conduzindo viajantes presencialmente: você vai precisar de formação técnica em guia de turismo internacional, que te confere o certificado de guia Cadastur com a conclusão do curso. A profissão de guia de turismo, assim como a de médicos, advogados, arquitetos e engenheiros, pede não só a formação adequada como sua devida certificação junto ao Ministério de Turismo.

Importante: o Cadastur de agência de viagens não é a mesma coisa que o Cadastur de guia de turismo, logo… busque a certificação correta de acordo com a área em que pretende atuar. Na dúvida, faça os dois! O Cadastur de agente de viagens é super simples de ser emitido, e o Cadastur de guia de turismo você consegue fazendo um curso técnico de mais ou menos 1 ano de duração. = )

Além desses certificados e CNPJ, é ideal que você esteja com seus documentos comuns em dia e organizados, pois ao se cadastrar junto a fornecedores, você certamente deverá apresentá-los. Na maioria dos casos, se pedem certidões negativas, comprovantes de residência, além do seu contrato social e documentos pessoais.

Por fim, vale ressaltar a importância de estar com seus documentos de viagem sempre atualizados, ou seja, passaporte e visto americano ou autorização ESTA. Não é preciso ter esses documentos para atuar profissionalmente, mas você não vai querer perder oportunidades de se especializar no destino ou aceitar trabalhos lá em Orlando pela falta deles, não é mesmo?

Você deverá buscar especialização no mercado de Orlando, e eu posso te ajudar com diversas possibilidades de aprendizado, de cursos online a mentorias e playlists completas (e gratuitas) no YouTube! Clique aqui para mais informações.

Além do meu conteúdo, você pode se aperfeiçoar com os treinamentos ofertados pelos próprios fornecedores, como por exemplo as aulas online do Visit Orlando, da Disney, do grupo United Parks (Sea World e cia.) e Universal Partner Community. 

Me chame para saber mais sobre esses treinamentos.

 

Ter feito faculdade de turismo não é um requisito obrigatório para começar ou migrar para o mercado de viagens, mas é desejável que você busque conhecimento nesse ramo. Investir em você e no seu capital intelectual nunca vai ser demais, concorda? Então… não, não ter faculdade de turismo não é um fator eliminatório que vai te impedir de atuar, mas se você puder fazer, por que não?

Em primeiro lugar, precisamos determinar o que é sucesso PARA VOCÊ, já que este é um conceito que muda conforme a sua visão de mundo. Sucesso, pra mim, é ganhar dinheiro suficiente para ter liberdade e tempo para fazer o que eu gosto com quem eu amo, logo… entendo, por exemplo, que preciso desenvolver habilidades relacionadas a automação de vendas e marketing digital, já que essas habilidades me ajudam a ganhar tempo e facilitam o meu faturamento.

Mesmo assim, eu diria que qualquer pessoa precisa entender ao menos um pouquinho de produção de conteúdo para mídias sociais, atendimento no modelo Disney (que é um dos mais reconhecidos em termos de qualidade), relacionamento com o cliente, finanças e empreendedorismo, vendas e claro, operações no turismo. Too much? Não se assuste, te ajudo a descomplicar isso. = )