Banho gelado de manhã, métodos infalíveis de produtividade, agenda no celular, planner na porta da geladeira, app de organização… na boa, nada disso vai fazer efeito enquanto você não quiser que faça. Será que aquelas dicas de alta performance dos gurus da internet se aplicam mesmo pra você?
Não adianta entrar na turma do banho gelado se você não sabe qual o sentido disso pra você. Tem gente que precisa do choque, tem gente que precisa do conforto, e tem você, que precisa se entender pra ver o que te ajuda.
Quando os outros fazem e funciona, não é porque o método é f*** e dá resultado. Sabe o que faz funcionar? A pessoa QUERER aquilo, porque faz sentido pra ela. A pessoa que tá ali fazendo que é f*** e o método é só um método.
Fazer porque o guru faz não te leva mais longe. Fazer com intenção sim. Sem intenção você até cumpre o check-list, mas no fim do dia, será que você foi mesmo uma pessoa produtiva? Em qualquer coisa que você vá fazer à partir de agora, considere esses dois pontos:
1. Faça com INTENÇÃO pensando na CONSTRUÇÃO diária
Digamos que eu queira emagrecer e tenha decidido que hoje vou trocar o elevador pela escada e me exercitar nos degraus por 5 minutos. Essa ação por si só, isoladamente, não me faz emagrecer; mas ela me ajuda a criar a mentalidade do hábito, e o hábito de fazer isso todos os dias me ajuda a perder peso. Intenção + construção = resultado.
2. Não importa o método, desde que faça SENTIDO PRA VOCÊ
Não existe um único jeito de fazer as coisas e nada é tão verdade absoluta que não possa ser adaptado. Você sempre pode experimentar pra descobrir o que te ajuda, só que pra funcionar você precisa comprar a ideia… e pra comprar a ideia, você precisa ver sentido nela. Sem isso, você faz sem acreditar e desiste logo.
Não espere a motivação chegar, ela pode não aparecer. Faça porque você sabe da importância daquela ação, e você vai perceber que a motivação vai chegando ali, no OK que você dá para cada tarefa realizada.
3. Descanse
Aquela história do “trabalhe enquanto os outros dormem” normalmente vem acompanhada da continuação que a maioria não posta: crises de ansiedade, exaustão mental e a falsa sensação de dever cumprido que gera retrabalho, afinal, foi tudo feito mais ou menos porque o cansaço tomou conta. Sério mesmo que você precisa se exigir tanto?
O descanso é tão importante quanto o esforço, e com a mente descansada a gente cria mais e melhor. Descansar é diferente de enrolar, procrastinar… descansar é recarregar, e com as energias recarregadas as coisas fluem com mais leveza e qualidade.
É isso. Que você tenha uma boa semana e encontre seu ponto de equilíbrio. E se quiser bater um papo sobre produtividade em viagens para Orlando, estou por aqui… só me chamar no WhatsApp clicando aqui: https://wa.me/message/6KWU7EXZ2S5TO1
Beijo!