Como fazer listas que funcionam de verdade

Fazer listas de tarefas é algo tão comum quanto não cumprir a lista… concorda?

Tem dia que a gente lista tudo, e dá conta de fazer tudo; e tem dia que gente nem consegue fazer a lista. Se identificou? Pois é.

Seja com caneta e papel ou naquele seu app de organização, tenho certeza de que você organiza seus afazeres no mínimo uma vez por semana. Eu faço sempre, e quero compartilhar com você o que aprendi depois de muito me culpar por não conseguir riscar os itens realizados no final do dia:

1. Quanto mais coisas na lista, menos coisas realizadas. Se encher de todas as tarefas acumuladas é a fórmula certa para elas continuarem pendentes. Experimente PRIORIZAR o que de fato é essencial PARA AQUELE MOMENTO e concentre-se apenas nisso. Você vai ver que fica mais fácil terminar e, acredite, quando você terminar e der aquele OK na sua lista, a sensação de satisfação e dever cumprido vão te dar até mais energia!

2. Identifique, dentro do seu dia, que horários te ajudam a funcionar melhor de acordo com cada tipo de tarefa. Por exemplo: eu aproveito a primeira hora da manhã, quando tudo está silencioso e tranquilo, para escrever aqui no blog. Eu até consigo escrever em outros horários, mas me saio melhor de manhã, já que estou com a cabeça fresca e o estímulo criativo que me dou logo no comecinho do dia é muito mais propício para essa atividade. Da mesma forma, eu deixo tarefas mais braçais para os intervalos, quando aproveito para me movimentar e me esticar. Faz sentido?

3. Entenda o que te sabota e crie estratégias para não cair nas próprias armadilhas. Vou explicar: se eu pego o celular pra fazer qualquer coisa, a chance de eu acabar abrindo uma rede social é ENOOOOORME e aí eu acabo perdendo o foco. Pra evitar isso, faço minhas listas com papel e caneta – eu adoro a sensação de riscar as pendências e poder jogar aquela listinha fora quando acabo, e por isso não uso apps de organização, por exemplo. Aliás, o celular está sempre no silencioso e só as notificações realmente importantes ativas.

4. Às vezes a gente precisa ser o Peter Pan e simplesmente fugir pra Terra do Nunca… no caso, a Terra Sem Listas. Tem dia que não funciona mesmo, normal! Quando o corpo não desperta bem porque a noite foi ruim, quando o emocional tá abalado e fica tudo meio esquisito, quando você tenta mas percebe que não vai rolar, esse é o dia em que a gente pode pegar mais leve. Se não for possível abandonar a lista, que ao menos você se cobre menos e entenda que o seu 100% de ontem pode ser diferente do 100% de hoje, e tudo bem.

Esses 4 aprendizados me ajudaram a construir melhor minha rotina, e embora eu não tenha o poder do pixie-dust da Sininho, esses aprendizados me ajudam a navegar melhor por aqui, inclusive quando tenho o jacaré fazendo tic-tac cheio de prazos pra eu cumprir.

Além dessas dicas aqui em cima, tenho um vídeo no canal que você pode gostar. Clique nesse link ou veja pelo atalho aqui embaixo:

E você, tem alguma dica de produtividade pra deixar a gente mais poderosa? Comenta aqui pra mais gente saber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar:

Você também pode se interessar por

3 Motivos para comemorar suas micro vitórias todos os dias

Micro vitória é aquela vitória pequenininha do seu dia, que te ajuda a...

Nada é mais poderoso (e libertador) do que…

…um grande e delicioso FODA-SE de vez em quando, acompanhado de um batom...