Se você chegou aqui, você provavelmente é fã da Disney e seu modelo de gestão, acertei? Imaginei…
Então confira abaixo 3 coisas que podemos aprender com o EPCOT e aplicar todos os dias!
1. Marketing
Você pode até não saber que “a bola” se chama #spaceshipearth, e pode inclusive chamá-la de geosfera, bola de golf ou outros nomes, mas uma coisa é fato: todo mundo sabe que o EPCOT tem uma bola, e todo mundo associa a bola ao parque. Ou seja… tenha um ícone pra chamar de seu, assim como o EPCOT tem o dele. Pode ser a sua marca, pode ser uma característica sua, pode ser uma frase que você sempre diga, pode ser um monte de coisas! A ideia é ter algo que faça as pessoas se lembrarem de você.
⠀
2. Experiência do cliente
Quando estamos no World Showcase, aquela área dos países, somos expostos a um conjunto de expressões muito características de cada país que visitamos: comida, roupas, idioma, música, sons, cheiros, artes, decoração, arquitetura, etc. Esse “pacote de identidade” de cada país nos faz viver experiências que são únicas em cada um deles. Ou seja… crie o seu pacote de identidade e proporcione experiências a todo e qualquer visitante que tenha contato com a sua marca. Quando você proporciona EXPERIÊNCIA ao invés do mero produto ou serviço em si, você alcança outro patamar na memória de quem esteve com você. Quer um exemplo?
Digamos que você seja cliente buscando um pacote de viagem para a Disney. Você entra numa agência, que te recebe com a música do seu filme favorito… essa agência já sabe que é seu filme favorito porque antes de te receber, marcou com você um horário exclusivo e de forma muito natural descobriu coisas que pudessem te agradar, como por exemplo, que você adora o cheiro de chocolate quentinho – pode ser que eles tenham pesquisado o seu feed no Instagram, afinal, você seguiu o perfil da agência, que te seguiu de volta e fez o dever de casa.
Você se senta e logo chega um pedaço de bolo de chocolate, que alguém aqueceu ali pertinho pra que você sentisse o cheiro. Você pode até nem comer, mas diz se não é mais prazeroso fazer negócios saboreando algo gostoso? Durante o atendimento, sua agente de viagens te dá atenção exclusiva e se dedica a te ouvir, olhando nos seus olhos. Entre as informações que você busca sobre o destino, ela te mostra objetos que você pode comprar, fotos que você pode tirar e te entrega, de presente, um calendário de contagem regressiva pra pendurar na sua geladeira, que você pendura e passa a estar em contato com a viagem dos seus sonhos todos os dias.
Você foi embora, mas no dia seguinte a agência te manda uma mensagem contendo uma playlist especial com músicas para você ouvir e entrar no clima, junto de um recado de voz no qual sua agente agradece, sorrindo (porque dá pra saber quando a pessoa está sorrindo ao falar) pela sua visita. A cotação dos serviços vai junto, num arquivo bem organizado, bonito e prático de ser lido, e a essa altura, você certamente já se decidiu que essa é a sua agência de viagens.
Faz sentido?
3. Uso de tecnologia
Tecnologia é mais do que um monte de equipamentos eletrônicos modernos, e o EPCOT mostra isso na prática: da reutilização da água ao cultivo de alimentos dentro do pavilhão The Land, eles utilizam (e evoluem) métodos e processos em benefício da própria sustentabilidade. Ou seja… crie seus processos de forma a contribuir para o futuro da sua própria comunidade, e garanta a sobrevivência do seu negócio. De que adianta ter empresa se não tiver clientes em um ambiente saudável para atendê-los?
⠀
Que tal compartilhar esse post e contribuir para o aprendizado de mais pessoas? No fim, somos um só. E essa é a mensagem do EPCOT!